sábado, 19 de setembro de 2015

Professores discutem a gestão pedagógica da escola

          Nesta sexta-feira 11, professores, direção e coordenação da escola reuniram-se para debater sobre a gestão pedagógica do CECAT. Belo momento de reflexão onde todos puderam refletir sobre as principais correntes pedagógicas da educação e quais delas estão mais alinhadas com a proposta pedagógica adotada. Foi um momento também de reflexão sobre as avaliações internas e externas e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Na oportunidade os funcionários discutiram sobre as principais angustias vivenciadas no cotidiano escolar bem como sobre os fatores que motivam e desmotivam o trabalho docente.








quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CECAT promove oficina de paleontologia e arqueologia

          Estreitar os laços entre o saber acadêmico e a realidade dos alunos é prioridade no CECAT. Nesta quinta-feira, 03 de setembro, houve uma oficina sobre meio ambiente, com ênfase em  preservação de fósseis. O evento é fruto da parceria celebrada entre a escola e a empresa INTERCEMENT. A oficina foi coordenada por especialistas das áreas de Biologia, Paleontologia e Arqueologia (mestrandos e doutorandos) ligados ao laboratório de Paleontologia e Arqueologia do Campus VII da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) que, mostraram para os nossos alunos a importância do conhecimento arqueológico e paleontológico para a preservação do meio ambiente. Na oportunidade foram mostrados painéis com imagens, exibição de slides abordando a temática e o mais interessante para os alunos, uma exposição de material paleontológico encontrados na própria região de Tiquara. O encontro foi riquíssimo e os alunos ficaram fascinados. Após a oficina uma das palestrantes, a doutoranda em paleontologia, Joice, conversou com o diretor do CECAT, professor Herácliton, e falaram da importância da aproximação entre universidade, a escola e a comunidade, como também,da necessidade de um momento de maior dimensão envolvendo além dos alunos, também os professores e as famílias dos alunos.


Confira imagens do evento










Enfrentando a crise financeira

          Um dos grandes desafios na administração das escolas públicas é a gestão financeira. Os gestores precisam fazer um verdadeiro malabarismo para resolver um grande número de problemas com um orçamento reduzidíssimo ou muitas vezes sem nenhum recurso financeiro. Para reverter esta situação o CECAT vem realizando algumas atividades na perspectiva de gerar recursos financeiros e custear as despesas mais elementares diminuindo a dependência da escola frente aos programas de transferência de recursos do Governo Federal. No último 06 de agosto foi realizado um bingo na praça do comercio com a participação dos alunos, pais de alunos, comunidade local, e circunvizinhas, onde foram sorteados brindes em beneficio da escola. Outra iniciativa bastante dinâmica neste sentido, foi durante a realização da 1ª Caravana Cultural do CECAT. A escola aproveitou o evento e montou uma barraca de comidas tipicas do Nordeste brasileiro, onde foram vendidos lanches deliciosos para todos que se fizeram presente à festa. Esses dois evento, além de fortalecer os laços entre a escola e a comunidade ainda redeu um total de mais de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais) em dinheiro para o caixa da escola. É dessa forma que como diz adágio popular nordestino, o CECAT vem "tirando leite de pedra" e driblando as necessidades sem maiores sofrimentos.

Imagens dos eventos






                                                    











terça-feira, 25 de agosto de 2015

1ª Caravana Cultural do CECAT

         Manter viva a cultura do povo e fortalecer o elo entre escola e família. Foi nesse pensamento que o CECAT, com apoio da comunidade local e Secretaria Municipal de Educação, realizou esse belíssimo evento para comemorar o dia do folclore. Neste domingo 23 de agosto, em uma verdadeira caravana cultural, alunos, pais, professores, monitores do Programa Mais Educação, demais funcionários da escola e moradores de Tiquara e adjacências vivenciaram um momento ímpar de descontração e resgate das manifestações culturais do seu povo. O evento contou com apresentações teatrais, reisado, desfile com roupas produzidas em artesanato de sisal, recital de poesias em literatura de cordel, barraca de comidas típicas da região, estandes temáticos com fotografias e produções literárias de alunos da escola e artistas locais, coreografias, danças, e músicas produzidas por alunos da escola que cantaram e encantaram o público presente. Um verdadeiro show.

IMAGENS DO EVENTO

















CECAT promove plenárias para criação do Grupo Articulador (GA) do Conselho Escolar


Um dos pré-requisitos básicos para a concretização da gestão democrática na escola é a instituição e ou fortalecimento de um Conselho Escolar atuante. É nesta perspectiva que o CECAT vem realizando uma série de plenárias de discussão com os seguimentos: alunos da escola, pais, professores, demais funcionários e lideranças locais, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a real situação da educação na comunidade e do seu Conselho Escolar. De cada plenária são escolhidos dentre os pares, 4 (quatro) representantes por segmento que irão representar os demais no Grupo Articulador (GA) do Conselho Escolar e defender as propostas levantadas em cada segmento, em uma plenária geral com a participação de todos os escolhidos. Estes mesmos membros representarão seus pares no Conselho Escolar no momento da eleição.

                                                        IMAGEM DAS PLENÁRIAS








terça-feira, 26 de maio de 2015

A integração entre escola e comunidade é fator preponderante para o processo da gestão democrática.

Em reunião realizada nesta última sexta-feira, 22 de maio, a comunidade escolar do CECAT realizou um debate que contou com a participação detodos os interessados pela educação na microrregião de Tiquara, professores, gestores, demais funcionários da escola, representantes dos pais de alunos, lideranças locais representando as igrejas católica e evangélica, a creche Carmélia Barbosa Regis, a escola Raquel Amorim, as associações de pequenos produtores, os pequenos projetos alternativos de geração de renda, enfim os diversos seguimentos ao entorno da escola. A iniciativa faz parte das medidas adotadas pelo CECAT para a implementação da gestão democrática no ambiente escolar.
Como parte do conjunto das ações integradas, o evento serviu também como a primeira estratégia do programa de educação ambiental da escola por meio doProjeto Mandalana Escola: educando para a sustentabilidade ambiental da caatinga, que visa a realização do Diagnóstico Local Participativo (DLP) onde todos os atores envolvidos no processo educativo, dentro ou fora dos muros da escola, são convidados a participar da elaboração de uma proposta pedagógica que atenda a demanda da realidade local para a construção de um currículo que ofereça saberes significativos para as comunidades do campo.

RESULTADO DA DISCUSSÃO EM GRUPO
GRUPO 1
Principais desafios
Potencialidades
· Geração de emprego;
· Valorizar a região;
· Estimular o trabalho coletivo nas comunidades;
· Desinteresse da população em relação aos assuntos do campo,                  
         - enfraquecimento das associações
         - o desencanto pelos valores, escola,
movimentos sociais, igrejas...
·  Falta de perspectivas;
·   Comodismo;
·  Visão imediatista;
·  Drogas lícitas e ilícitas;
·  Administração dos recursos hídricos;                     
·  Associações;
·  Criações de ovinos e caprinos;
·  Reconhecimento das pessoas da região como transmissores de conhecimento;
·  Sisal;
·  Umbú;
·  Solo rico;

GRUPO 2
Desafios
Potencialidaes
· Estrutura;
· Comercialização;
· Técnicos;
· Capacitação;
· Instrução para jovens;
· Funcionamento de cooperativa;
· Não ter atravessador para o produto;
· Articulação;
· Valorização dos produtos;
· Acessoria técnica;
· Umbú;
· Tomate;
· Sisal;
· Mel;
· Caprinocultura;
· Ovinocultura;
· Bovinocultura;
· Aves




GRUPO 3
Desafios
Potencialidades
· Baixão:
- buscar qualificação Dos produto comercializado;
· Lajedo Raso: falta de liderança e iniciativa;
· Tiquara:
- aprimoramento da cadeia produtiva do sisal;                                                                                                                                     -enfrentamento e diminuiçãoda rebeldia dos jovens na comunidade;
· Baldoíno:
- melhor aproveitamento da produção local ( umbu, bode, sisal, tomate, aves...)
· Fazenda Nova: Capacitação de lideranças;                                                                                       
· Organização comunitária
- disponibilidade de pessoal;
· Criatório de bodes (comercialização);
· Associação comunitária
- pessoas capacitadas;
- esportes, teatro;
· Disponibilidade do produto;
· União

DISCUSSÃO DA PLENÁRIA (Coletivo com todos grupos)

DESAFIOS

Ø  Um dos grandes desafios para a proposta de educação diferenciada é a dificuldade na identificação do homem do campo, onde o mesmo nega as suas origens.
Ø  Incorporação dedisciplinas específicas d área agrícola no currículo da escola.
Ø  Migração sazonal dos moradores para outras cidadesonde alunos são retirados da escola pelos pais;
Ø  Desvalorização das fontes de renda.
Ø  Enfraquecimento das associações locais devido a falta de valorização e credulidade dos membros da comunidade.
Problemas com drogas lícitas e ilícitas.
Ø  Falta de iniciativa para a resolução dos problemas já que temos uma comunidade, uma região rica em possibilidades que deveriam ser melhores aproveitadas.
Ø  Agravamento da rebeldia dos jovens e falta de perspectivas para o futuro.
Ø  Desvalorização por parte dos próprios membros da comunidade a respeito de produtos produzidos no local, a exemplo do artesanato de sisal.

POTENCIALIDADES (ALTERNATIVAS)

Ø  Ter a humildade de reconhecer as pessoas da comunidade como transmissores de conhecimento (saberes locais).
Ø  Orientação da comunidade através de assessoria técnica (para aprimoramento das atividades produtivas).
Ø  Reeducação dos pais, pois estão se ocupando muito e deixando a responsabilidade de educação dos filhos apenas para a escola.
Ø  Agregação de valor à venda de bodes (produtos da agricultura familiar).
Ø  União para manutenção das associações (formação e fortalecimento).
Ø  Iniciativas públicas e comunitárias para queocorra mudança na questão de drogas lícitas e ilícitas e na influência que essas podem exercer nas crianças.
Ø  Iniciativa coletiva na comercialização do sisal na comunidade de Baixão (associativismo / economia solidária).
Ø  Necessidade de associações organizadas para que hajam iniciativas coletivas  em outras comunidades da região (associativismo / cooperativismo).